NOSSOS SONHOS

Conheça um pouco dos nossos sonhos que já estão espalhados por aí.

É uma grande alegria dividirmos nossas realizações com você.

Praça
Praça

O projeto nasceu do sonho de transformar um espaço público abandonado em uma área verde útil e educacional. Adotamos a praça junto à SubPrefeitura do Butantã e de forma ativa e participativa, convidamos a comunidade a sonhar com a gente. Nasceu então uma praça com horta e canteiro orgânicos, quiosque com telhado verde, 13 árvores frutíferas, redário, banco de pallet e brinquedos. Lutamos por uma cidade mais verde e mais humana. Não fizemos nada para a comunidade e sim com a comunidade!

Passeio Ciclístico pelos Animais
Passeio Ciclístico pelos Animais

O passeio ciclístico tem como objetivo orientar as pessoas para os benefícios da bicicleta como uma ferramenta de transformação sócia, lazer, integração e qualidade de vida. Além disso, nossos passeios são temáticos, trabalhamos a conscientização e sensibilização a cerca dos direitos animais e o respeito a todas as formas de vida. Em parceria com o coletivo Pedal Voluntário arrecadamos doações de produtos de limpeza, rações ou itens de maiores necessidades para ONGs de proteção animal.

Virada Sustentável com #ÉdosBichos
Virada Sustentável com #ÉdosBichos

Estamos presentes desde a primeira edição da Virada Sustentável onde oferecemos atividades gratuitas aos participantes com temas voltados à sustentabilidade. Em 2016 criamos o selo #ÉdosBichos, propondo atividades voltadas à proteção animal, associando-as com meio ambiente e desenvolvimento humano. Na programação constaram diversas atividades culturais e, em parceria com o Cinesolar, realizamos exibição de vídeos com o tema dos Direitos Animais ao ar livre utilizando a energia solar.

Feirinha Vegana Solidária de Ongs
Feirinha Vegana Solidária de Ongs

A Feirinha Vegana Solidária de ONGs tem como propósito apoiar as ONGs para que possam gerar sua renda e continuem seus trabalhos em prol do veganismo, seja esse trabalho com animais, pessoas ou meio ambiente. Incentivamos a economia colaborativa e o consumo consciente. Acreditamos que, com essa iniciativa, é possível resgatar alguns valores humanos como companheirismo, confiança, cooperativismo e respeito. Todos se ajudam, todos divulgam e assim, consequentemente, todos ganham e se fortalecem!

Palestras, debates e oficinas
Palestras, debates e oficinas

O Instituto Surya Solidária promove palestras, debates e oficinas com temas de conscientização sobre veganismo, consumo consciente, sustentabilidade e desenvolvimento social. Acreditamos que promover esses encontros com as pessoas é uma ótima maneira de convidar para reflexão sobre esses assuntos, esclarecer dúvidas, compartilhar informações, ensinar e principalmente aprender!

Parceria CineSolar
Parceria CineSolar

Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que usa energia solar para exibir filmes. Em parceria há três anos com o Instituto Surya Solidária, já realizaram diversas atividades juntos, como: Virada Sustentável, inauguração da praça adotada pelo Instituto, festa de abertura do Instituto e muito mais! Além disso, eles nos ajudam a reduzir nossa pegada de carbono, pois a energia solar é uma energia limpa e nós acreditamos nisso como uma opção para o futuro do planeta.

Celebridade Vira-lata
Celebridade Vira-lata

Há cinco anos apoiamos e somos parceiros da ONG Celebridade Vira Lata. A instituição promove mutirão de castração de cães e gatos de pessoas carentes, de abrigos de animais e protetores independentes. O projeto já beneficiou mais de 9 mil animais. Além dos mutirões, também são oferecidas palestras sobre proteção animal como uma questão de cidadania no que diz respeito ao meio ambiente e a saúde pública.

Família de Porcos
Família de Porcos

Em 2009, resgatamos uma família de leitões que fugiu de um abatedouro clandestino. Hoje eles pesam mais de 200kg cada e vivem felizes na “Casinha dos Porcos”, um abrigo ecológico com alimentação balanceada e cuidados específicos. A “Casinha” possui 500m², teto verde para protegê-los do frio e calor, espaço para correr, dormir e brincar na lama. Tem ainda um biodigestor que funciona como um tanque anaeróbico que digere material orgânico, sem poluir lençóis freáticos, e transforma em biogás.

Coloração Consciente
Coloração Consciente

O projeto tem como objetivo inspirar os alunos de cursos profissionalizantes de beleza a abolir uso de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Em parceria com a ONG Liga Solidária, oferecemos um módulo de Coloração Consciente com ensinamentos teóricos e práticos sobre a coloração natural e seus benefícios para clientes, profissionais e natureza. Também apresentamos opções de produtos de higiene veganos, naturais e orgânicos e oficina de depilação com linha de algodão.

Russinha, Trovão e Jumentas
Russinha, Trovão e Jumentas

Em 2013, resgatamos dois cavalos - uma potranca de 15 anos e um potro de dois anos de idade. Ambos foram adotados juntos por intermédio do CCZ. Russinha, a potranca, havia sido explorada por carroceiro e foi abandonada quando suas pernas e costas ficaram feridas. Completam a família duas jumentas que foram abandonadas na rodovia Raposo Tavares depois de anos de exploração. Hoje estão recuperados e levam uma vida tranquila, com espaço para correr, alimentação, cuidados veterinários e muito amor.

Transformação Educadora
Transformação Educadora

O Instituto Surya Solidária mantém uma sólida parceria com a Federação de Bandeirantes. O projeto tem como principal finalidade fortalecer o espírito em equipe e o contato com a natureza entre os participantes. Nossa parceria ainda oferece palestras que abordam temas importantes como Consumo Consciente e Qualidade de Vida e oficinas que fomentam a produção de produtos de limpeza ecológicos e a criação de hortas verticais.

Permacultura Pq. Chácara do Jóckey
Permacultura Pq. Chácara do Jóckey

Junto com o Pq. Chácara do Jockey o Instituto fundou o “Grupo de Permacultura Chácara do Jockey”. Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. A intenção do grupo é construir um centro de educação no parque a partir de técnicas de bio construção e ministrar oficinas para inspirar a sociedade a ter práticas mais sustentáveis e alinhadas com o meio ambiente.